Instrumentos

1 - Berimbau de madeira beriba, ou similar, preferencialmente sem pintar. O arame do berimbau deve ser retirado de um pneu de carro (sem queimar o pneu) devendo ser feito a mão. As cabaças do berimbau deveram ser preparada, ou seja, lixada por dentro e envernizada por fora. A baqueta de madeira lixado aproximadamente 40cm de comprimento. Os dobrões devem ser de metal. O berimbau é ainda acompanhado pelo caxixi.

2 - Pandeiro de Madeira de couro de 10 polegadas. Em locais unidos e frios os pandeiros de couro, muitas vezes, não apresentem boa afinação, o que não acontece com os pandeiros sintéticos.

3 - Atabaque feito de madeira, encourado com couro de boi ou Cabrito (preferencialmente cunha de madeira para afinação e pés de madeira)

O  atabaque e os pandeiros devem ser tocados de forma que não cubram o som dos berimbaus .

Os instrumentos devem ser guardados  em capa de couro ou similar.

Formação da bateria

A bateria é composta:

- três berimbaus (berra boi ou gunga médio e Viola, ou seja, berimbau grava, médio e agudo)

- dois pandeiros

- um atabaque

Partindo da esquerda para a direita, os instrumentos da bateria deverão seguir a seguinte ordem: pandeiro, atabaque, berimbau médio, berra boi,  berimbau viola, finalizando, outro pandeiro.

O agogo e o do reco-reco são usados somente em casos especiais ou se o mestre Bailarino ou outro mestre que faca parte I.C.R. autorizar o seu uso.

Organização da roda

Quando outros instrumentos forem acrescentados, como o agogo e o reco-reco, eles deveram ficar do lado direito após o pandeiro, na seguinte ordem: primeiro o agogo e depois o reco-reco.

Palma de terreiro (sempre que não for toques de capoeira regional de mestre Bimba).

Os berimbaus tocam são bento grande de Angola (outros toques não estão excluídos, porem este é o nosso toque de base no momento).

No jogo de Angola os três berimbaus tocam Angola. Regra básica a ser seguida ate futuras modificações (outras informações e a utilização de outros toques para o jogo de Angola não estão excluídas. Ex:gunga ou berra boi tocando Angola, médio tocando são bento pequeno violinha tocando são bento grande de Angola e fazendo as viradas e improvisações).

Roda de regional ou em toques de capoeira regional do mestre Bimba podemos também usar a antiga e tradicional formação de dois pandeiros e um berimbau (pandeiro, berimbau, pandeiro), contudo devemos dar prioridade a bateria do grupo como já foi citado anteriormente.

Também devemos tentar manter estas mesmas formações em caso de demonstrações públicas.

Entrada na roda é feita somente pela frente dos berimbaus e junto a eles. A saída da roda é feita também pela frente dos instrumentos e junto a eles. (ambas as situações são validas em jogo de dupla ou em jogo de compra.)