Work

Contramestre Marinheiro

FB_IMG_1432097037183

Nome: Bruno Miguel Missas Marinheiro

Nascido em: 23 de Maio de 1980
Nascimento: São Sebastião da Pedreira
Cidade: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Iniciou a Capoeira: 3 de Abril 1996
Pai: Esmeraldo Castro Marinheiro
Mãe: Elisa Ferreira Missas
MESTRE DO CONTRAMESTRE: Mestre Bailarino Cirlei Cleonorio Monteiro (presidente e fundador do Grupo Internacional Capoeira Raiz)

1995/1996

No verão de 1995 estava no parque aquático, Ondaparque na Costa da Caparica onde havia um animador de rasta brasileiro que fazia varias acrobacias com o corpo e golpes com as pernas cheguei perto dele e perguntei o que era isso que estava a fazer e ele respondeu, e aí negão tudo bem, isto se chama capoeira uma luta afro-brasileira, depois perguntou me, vais ficar aqui muito tempo? Eu respondi, até fechar, e ele disse-me, vai ter daqui a pouco um evento de capoeira ao que nós chamamos troca e entrega de graduação, fiquei a assistir. Tentei ver se perto da minha casa havia a prática dessa arte marcial e nada o Sitio mais perto era no Montijo onde os meus amigos do Bairro da Bela Vista andavam com Mestre Tucas, mas como jogava futebol deixei um pouco de pensar no assunto, mas no dia 3 de Abril 1996, ironia do destino, comecei a treinar capoeira com o mesmo animador do Ondaparque, de seu nome Marco Aurelio na altura instrutor agora Mestre Abidula do grupo Muzenza Grupo ,veio dar aulas na Quinta do Conde no Gymmuscle , onde eu iniciei a prática desta arte marcial.

2000/2003

Em 2000 o Mestre Abidula tinha que se ausentar do país por tempo indeterminado e estivemos a treinar uma semana com agora Professor Ouriço e outra semana com Mestre Bailarino (a escolha foi para o mestre Bailarino) ficando o mestre responsável por muito dos trabalhos do Mestre Abidula, Setúbal, Barreiro e Parede, Quinta do Conde tinha Bons Capoeiritas (Bom Cabelo, Dino, Jacaré, Corujinha, Cinderela, Puxinho, Dani, Gaspar, Maridão. A partir dessa data foi o Mestre Bailarino que me ensinou tudo o que sei hoje da capoeira e vida. Mestre em 2001 decide dar aulas só em um local Bombeiros Voluntários de Setúbal, distribuindo vários alunos para administrarem aulas com sua supervisão, esses alunos obrigatoriamente tinham que estar nos treinos dos Bombeiros Segundas, Quartas, Sextas, Sábados, em 2001 comecei a dar aulas de capoeira em Brejos de Azeitão no ginásio L. O. GYM.

2003/2006

Minhas aulas eram  Terças e Quintas e Sábados de manha, comecei a ter uma forte adesão, tinha dois horários infantil e adultos, a sala já estava pequena para a pratica, tinha um núcleo já de mais ao menos 30 elementos, uma pessoa que sempre me acompanhou nas minhas aulas e aproveitava e treinava comigo agora é professor Didi . Eu rodei todos os eventos da época, todos fins de semana tínhamos eventos norte a sul do país.

NO DIA 16 DE JANEIRO DE 2006 Mestre Bailarino foi passar umas férias em PETERSBOROUGH EM INGLATERRA a convite do SELVAGEM (ROB REINALDO) Mesmo sem falar inglês o professor DACOR (JOAO DA SILVA) que vive em Londres proporcionou um trabalho com o show de samba, capoeira, maculêlê e aulas de capoeira. Isto se realizava em varias partes de Inglaterra no sul de Inglaterra. Esta empreitada durou 3 meses e foram três meses. Estas ferias foram se prolongando um período de 7 meses e no fim desses 7 meses entre muitas idas e vindas de Portugal para Inglaterra e de Inglaterra para Portugal. Então em 4 de setembro de 2006 voltou para Lisboa a fim de reunir os alunos mais velhos e informa-los que iria morar em Inglaterra, sem o mestre organizei o meu primeiro evento, 8º meeting Muzenza Mestre Bailarino ,recebi a graduação verde aluno graduado.

2007/2009

Em 7 DE SETEMBRO DE 2007 Mestre Bailarino forma seu próprio grupo o INTERNATIONAL CAPOEIRA RAIZ juntamente com Puxinho, Corujinha, Marcelo Rosa, Marinheiro, Cinderela, Dr. João Mineiro e Orlando (Sombra). Formo Juntamente com Sara (Corujinha) João Mineiro e Mestre Bailarino a Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver, nesse mesmo ano sou reconhecido com a graduação de instrutor,  faço a minha marca de capoeira Na Volta do Mundo. Em 2008 organizo o primeiro batizado e troca de graduação em Portugal do grupo International Capoeira Raiz , troco de Graduação 2º grau de instrutor, faço o primeiro dvd e gravação do cd ao vivo.

Em 2009 organizo com Instrutor Dino o 2º batizado e troca de graduação do grupo e faço também o dvd e cd ao vivo.Estiveram presente os Mestres Bailarino ,Umoi,Alexandre Batata,Barão,Nago,Papilon,ET,Cotta,Neguinho Contramestre Puxinho,  Marcello Rosa,Bob,Ariranha, Mantena, Professora Corujinha,Gato , Stress ,Instrutora Cinderela, Maridão, Goiaba, atuais Professores Boca,Instrutores Sem estilo ,Marciano. Depois de muito trabalho decidi não fazer mais eventos. Faço a sede da Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver na Torre da Marinha Seixal, mas o projeto não vingo, deixei de dar aulas nesse período e dedico-me ao trabalho que tinha na época , com as dividas deixadas pelo projeto da associação tinha que trabalhar ,trabalhava a noite, não dava também para dar aulas, só  visitava meu mestre nos eventos em Berlim.

2010/2014

Tentei perto do meu trabalho em Lisboa dar aulas associação na mouraria estava a ter um grupo interessante mudei-me para o A.C.M. no Rato, mas não compensava, final de 2012 sofro uma lesão grave no tornozelo onde tive que parar durante 9 meses, os médicos disseram que nunca mais iria competir fazer vida normal. A recuperação foi dolorosa, mas consegui já mais de 20 competições e consigo fazer minha vida normal.

Em 2013 inicio um projeto na quinta do conde Total Combat  dei aulas a um aluno durante 1 ano, em 2014 outro na baixa do banheiro onde começou a dar frutos e convidei o  Boca e  Marciano a Fazer parte do projeto conciliando com o trabalho que  Boca tem com os miúdos da instituição Questão de Equilíbrio. Maio de 2014 sou formado a professor 1ºgrau.

2015/2019

Em 2015 organizo o meu 3º evento do grupo ICR Portugal  sempre fui eu a organizar os eventos do grupo este era a continuação dos meus projetos fazendo também o Infantil reconhecimento a Instrutor do Boca,reconhecido 2ºGrau de Professor ,em final de 2015 faço a proposta ao atual  Professor Boca para ele fazer musicas para lançarmos um cd de originais, Boca sempre teve essa facilidade na altura em 2003 ele presenteou o nosso mestre com três musicas no aniversário do mestre, então nós iniciamos o projeto. Nesse ano combinamos um acampamento das modalidades de capoeira MMA, Jiu-Jitsu em Vila Nova de Milfontes.

Janeiro de 2017 inauguro um projeto já a muito sonhado minha academia de artes marciais, depois de tantos responsáveis dos ginásios não terem dado o devido valor ao meu trabalho na altura já com 90 alunos de todas as artes marciais dava em 5 sítios diferentes, abro a verdadeira sede da minha Associação, Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver Quinta do Conde. Organizo o formato diferente de Verão para encerramento das atividades chamando de acampamento de Verão local do acampamento Sesimbra Parque de Campismo Forte do cavalo 2 anos consecutivos, mas tornava-se muito dispendioso para as famílias 3 eventos ano comecei a fazer só dois .Resgatei o campeonato do mestre Copa Europa de Capoeira, batizado anual e Lançamento do Cd 10 anos ICR “A vida me vez Capoeira” e Acampamento em Sesimbra, em 2018 fazendo só dois eventos Infantil e o anual passando a ser o Summer Camp com dois formatos Quinta do Conde Vila Nova de Milfontes.

Em 2018 fui convidado para fazer parte da Direção de competição da Federação Portuguesa de Capoeira ,visto que eu em 2017 realizei o 1º Campeonato federado onde todos participante da prova receberam o cartão de federados, no mesmo ano juntou-se a direção Mário Osório (Contramestre Cigano), antes de Iniciarmos o modelo de Competição ,reunimos com toda comunidade Capoeirista de  norte a Sul de Portugal para chegarmos a um modelo único , uma competição que desse para todos Grupos de capoeira , conseguimos reunir com 90% dos lideres dos grupos. 30 de maio 2019 fui reconhecido como contramestre de capoeira, organizo com o outro diretor Mário Osório (Contramestre Cigano), a primeira prova federada e homologada pelo IPDJ para o Ranking Nacional. Resgatei minha Marca e hoje tenho Marca de Roupa de capoeira, MMA, Jiu-Jitsu  registada e nacional.

Tenho Protocolos

Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia da Quinta do Conde, CPCJ de Sesimbra, Instituição Meninos de Oiro, Escola Michel Giacometti, Centro Comunitário infantil da Quinta do Conde, ATL Toca a Crescer.